Vantagens do outsourcing para sua empresa
outubro 2, 2018
IMPRESSÃO TÉRMICAS: Tudo o que você precisa saber sobre impressão térmica
outubro 10, 2018
Show all

Qual a diferença entre LOCAÇÃO e OUTSOURCING de impressoras?

A locação é uma operação aonde o cliente aluga o equipamento e se desprende a necessidade de investir recursos próprios neste; ela pode vir acompanhada de serviços como: contrato de manutenção cobertura de peças e suporte técnico; já o outsourcing é mais completo, pois, trata da terceirização de serviços que abrangem a locação das impressoras e as variáveis dela decorrentes (suporte, atendimento técnico, peças etc.) mas, também garantir que toda a operação ( hardware, processos e suprimentos) funcione e não apenas dos equipamentos.

Ambas as opções contam com vantagens financeiras e benefícios fiscais, contudo, o outsourcing é o mais completo e para a empresa que pensa em redução de custos, o outsourcing certamente trará melhores resultados.

No caso do Outsourcing de térmicas existem variáveis de elevado risco que estão relacionadas a operação e aos produtos.

As variáveis relativas à operação dizem respeito a capacidade do fornecedor eleito de se relacionar com o ERP do cliente ou com o sistema de geração de etiquetas, ou mesmo seus processos; no que tange aos produtos, o conhecimento acerca da composição das etiquetas e ribbons, suas aplicações e usabilidade são de fundamental importância para que a operação obtenha o resultado desejado. Um processo que contemple apenas o aluguel das impressoras deixará descoberto o contratante sempre que surgir um problema de qualidade da impressão, de descolamento da etiqueta ou de não leitura do código de barras. Isso se dá porque o contratante nunca saberá com exatidão aonde está o problema. O fornecedor do ribbon dirá que o problema é a etiqueta, o da etiqueta dirá que é da impressora e este dirá que é do ribbon.

Concentrar todo o processo em um único fornecedor possibilita a gestão de custos do processo e fundamentalmente a visão e análise do “resultado final” que é uma operação contínua, sem paradas, sem erros de impressão, quedas ou perdas das etiquetas (identificações). Notem que falamos de variáveis outras que não as impressoras, afinal, elas são a parte menos interessante deste processo. Uma operação continua, eficiente e sem paradas é o objetivo de quem busca o Outsourcing de Impressoras Térmicas, por isso, ele deve considerar todas as variáveis e não apenas as impressoras.

O Aluguel de impressoras térmicas ou Outsourcing de térmicas é um processo no qual uma organização não apenas aluga um ativo, mas, contrata outra empresa para desenvolver um trabalho ou atividade de fornecimento, suporte, manutenção e fornecimento de peças para um produto que não está relacionado a sua atividade fim.

Não e trata de um processo novo, aliás, é antigo e suas vantagens e desvantagens já foram bastante debatidas. O momento tem exigido que culturas e raciocínios antigos e divergentes destes sejam deixados de lado para que as empresas possam maximizar seus resultados e focar no seu negócio.

As vantagens básicas desta operação são:

  1. Foco no negócio;

  2. Redução de custos diretos e indiretos;

  3. Maior qualidade dos serviços;

  4. Flexibilidade;

  5. Gestão com foco em resultados

  1. Foco no negócio.

     

    1. Manter sua empresa e sua equipe focada em produzir ou entregar seus produtos ou serviço principal é objetivo de todas as empresas, contudo, na medida em que estas vão se estruturando, uma série de outras atividades vão ocupando o tempo das pessoas e os recursos da empresa, onerando sua estrutura e tornando seu produto mais caro. Direcionar os esforços da empresa e da equipe em produzir e entregar melhor o que sua empresa faz implica em eleger o que está relacionado ao seu “core business” e abrir mão do que não está.

Não obstante a declaração acima, abrir mão das coisas que não estão diretamente ligadas a seus produtos ou serviços não implica em aumento de custos, perda de qualidade, de gestão, ao contrário disso, estes são os objetivos a serem alcançados com a terceirização.

  1. Redução de custos diretos e indiretos.

  1. Ao contratar uma empresa para assumir o outsourcing de térmicas a Organização se desobriga de utilizar recursos próprios ou captar recursos para aquisição de equipamentos caros, altamente depreciativos, com custo de manutenção e nível de criticidade elevados e que não fazem seu produto ou serviço ser melhor ou ter mais valor. Nos dias de hoje alocar recursos em maquinas e equipamentos que não estejam relacionados com seu “core business” é desperdício;

  2. No outsourcing o custo mensal estabelecido é fixo uma vez que visitas técnicas, suporte e atendimento técnico além de peças estão cobertos pelo fornecedor;

  3. Para ficar melhor, a legislação fiscal permite que as empresas deduzam do Imposto de Renda a pagar uma parte dos valores pagos com esta operação, tornando o processo de outsourcing muito interessante já que ao menos 24% do valor da parcela pode ser abatidos do IR a pagar, desde que as empresas estejam enquadradas no sistema tributário contemplado (lucro real);

  1. Maior qualidade dos serviços. Implantar ou manter um processo de identificação por código de barras e dados variáveis, demanda conhecimentos específicos e diferenciados. Processos, Sistemas, linguagem de programação da impressora, conhecimento sobre etiquetas e ribbons etc. Muitas são as variáveis e quase nenhuma empresa possui colaboradores que reúnam este conhecimento, obrigado o envolvimento de mais de um recurso sem a garantia de alcançar o nível de conhecimento necessário. Ter uma empresa que domine este conhecimento e lhe disponibilize resultados é o ideal para as organizações.

  1. Flexibilidade. Em uma economia em constantes mudanças este tópico tem sua relevância, pois, nos dias atuais, a concorrência e o mercado exigem atualizações, mudanças, ajustes com a maior velocidade e o menor custo. O processo de outsourcing permite respostas mais rápidas e com menor custo a ampliações, atualizações, reduções e ajustes no projeto se comprada com a compra e posterior sucatização ou subutilização dos equipamentos.

  1. Inovação. A probabilidade de uma empresa identificar inovações, melhorias, evoluções nos produtos e projetar estas vantagens competitivas para determinada operação está diretamente ligada a forma como ela se relaciona com estes itens ou mercados. Nada melhor que uma empresa de outsourcing de térmicas para identificar eventuais evoluções na forma de confeccionar, imprimir ou aplicar as etiquetas, códigos de barras e outras informações correlatas. Depender que sua equipe saiba desta evoluções, adquira conhecimento para implantar na sua operação não é razoável.

Saiba mais sobre: outsourcing de impressoras térmicas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *